Hoje eu venho falar de um tema, que talvez possa até mesmo não condizer com o tema deste blog, mas é um pensamento no qual eu gostaria de compartilhar, lembrando que eu não sou dono da razão e está é minha opinião.
O doce sabor da positividade tóxica, o que eu quero dizer com isso? simples, quantas vezes vocês já não viram em redes sociais, várias imagens motivacionais ou até mesmo posts de amigos e familiares seus dizendo algo do tipo " peça, receba e agradeça a todo momento" ou até mesmo agradeça Deus\Universo a todo momento, tenho notado que nos últimos tempos essa onda de " good vibes" tem se tornado um verdadeiro vício, a onde você olha ou navegue pode ter certeza tem alguém falando disso.
Mas agradecer é algo bom não é? sim é algo bom, porém tem dias que você não quer ou não sente vontade alguma de se sentir grato pelo seu dia, eu percebo que quando eu comecei a entender essa moda o dia em que eu não falasse gratidão, eu estaria sendo egoísta e ingrato pelo o que possuo e vivo, eu acredito que gratidão é uma união de espírito e matéria, que resulta em um agradecimento seja a Deus, Universo, Ala, Jeova, Oxalá, Naruto e quem mais você quiser, mas algo que vem de dentro e que seja verdadeiro, é igual por exemplo o que algumas religiões espíritas pregam que caridade anunciada, não é caridade é exibicionismo.
Onde eu quero chegar com isso? é simples, quantas vezes nos vemos cercados de pessoas que sorriem e que querem te ajudar ou te desejam bem, mas que na verdade na primeira oportunidade que está pessoa tiver de adentrar a sua vida pessoal, profissional e social ela muda da água para o vinho, aquele sorriso já está impregnado de sensações e sentimentos ruins e no fim de tudo isso a pessoa acaba vampirizando, invejando e desejando a vida de outra, simplesmente porque a grama do vizinho neste caso é mais verde, claro que não são todas as pessoas que fazem isso, não é geral e nem mesmo uma verdade concreta, afinal eu não acredito em pregadores de verdades absolutas.
O que essa situação tem a ver com gratidão? simples, muitas vezes somos cegados por conceitos novos, crenças novas, hábitos novos e pessoas novas, mas até quando se deixar levar é bom, até quando reprimir uma emoção negativa é bom, as vezes é tão bom mandar um vai se fuder que parece que você fica até mais leve, as vezes é tão bom deixar de ouvir o positivismo em excesso e colocar os pés no chão.
Até a alguns anos atrás eu acreditava que todos que cruzam a rua da sua vida não é por acaso, eu ainda acredito nisso, mas não com toda a força de antes, quantas pessoas não sofrem por ai porque simplesmente acreditam no eu vou melhorar, ele ou ela vai melhorar, o emprego vai melhorar e a saúde também vai e tudo o mais que a pessoa quiser, mas já parou para pensar que as grandes decisões que tivemos na vida foi sempre iniciada com você querendo sair do local em que está, o emprego está ruim? procure outro, o relacionamento ta uma bosta? dê um tempo para você, aprenda que ninguém é dono de ninguém e que as vezes você pode se tornar a sua melhor companhia, se sua saúde não vai bem, procure um hospital, falando assim parece ser tão fácil, isso eu digo ignorando os problemas clássicos de nosso país. Eu ainda acredito que as vezes, nós somos provados em diversas situações pela vida, seja em qualquer ramo da nossa existência, aquela frase " se não vai pelo amor, vai pela dor" eu acredito nela, mesmo que você sofra ao extremo e no fim perceba o que você precisou aprender para sair ou não da situação em que se encontra, é algo revelador, em casos assim, de conquistas de sonhos o obrigado, gratidão, realmente ganha uma força enorme.
Eu conheço algumas pessoas que respiram a toxicidade, é um gratidão para lá, irmão\ irmã, amado\amada, ao meu ver a maioria das vezes que essas palavras são ditas com uma relevante frequência, me passa uma sensação de falsidade enorme, eu não acho isso transcendental ou de carater evolutivo superior, igual algumas pessoas que são veganas ou vegetarianas que se acham melhores por que não tem carne na sua alimentação, custa respeitar os outros? acho que sim.
Enfim o que eu também gostaria de completar este pensamento, é simplesmente que a gratidão é algo muito bom e devemos sim exercita-la, mas exercita-la com responsabilidade, sinceridade e verdade acima de tudo, as pessoas muitas vezes se alienam, correm da realidade e se protegem nas máscara da gratidão, porque as vezes a realidade dói, mas tenham ciência que quem planta vento colhe tempestade, prestem atenção no que é semeado por ai.
Acabou que esse texto começou na gratidão e englobou um monte de coisa rsrsrs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário