Década de 1980 – Música
Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre essa década tão importante e tão especial.
A década de 1980 ficou marcada por causa da ascensão de dois ritmos bem distintos: A New Wave e o Heavy/Thrash Metal.
New Wave
A New Wave surgiu no final da década de 70 e perdurou durante toda a década de 80 até ser um pouco abafada nos anos 90. Era um ritmo Pop, porém que tinha um pouco puxado para o Punk Rock, alguns grupos as vezes até faziam uma mesclagem desses dois ritmos, isso antes da década de 1980 quando eles foram se distinguindo mais; dentre várias bandas que surgiram podemos citar o Culture Club, Blondie, A-Há, Alphaville, Duram Duram, Eurythimcs entre outras.
Por ser um ritmo Pop, mesmo sendo influenciado pelo Punk, acabou deixando um pouco de lado as guitarras cheias de riffs e a bateria acelerada por algo mais eletrônico como o sintetizador e o teclado, procurando obter algo mais dançante e animado ao estilo da Discoteca dos anos 70. Algo que deu certo e embalou vários bailes da época.
Heavy/Thrash Metal
Outro ritmo que já existia, porem tomou proporções maiores foi o Heavy Metal que, junto com ele veio outro gênero derivado: Thrash Metal, que é algo mais agressivo. Influenciados por bandas sessenta e setentista como Black Sabbath, Deep Purple e Motorhead surgem o Big Four, que são as maiores bandas do gênero que existem, são elas: Metallica, Anthrax, Megadeth e Slayer, todas surgidas nos primeiros anos da década de 1980. Sem esquecer é claro das próprias bandas de Heavy Metal como o Iron Maiden, Manowar, Testament, Exodus entre outras.
A segunda fase do Hard Rock
O Hard Rock foi um estilo que se consagrou nos anos 70 em cima de nomes como AC/DC, Aerosmith, UFO, ZZ Top, Dire Straits e Whitesnake como seu som clássico estilo Glam, porem salpicados com riffs agressivos e solos delirantes ao estilo Heavy Metal da época.
Ficou conhecido por ter letras fortes que exaltavam o velho lema do Rock de “Sexo, Drogas e Rock And Roll” e também temas mais sombrios como Hell Ain’t a Bad Place To Be do AC/DC. Raramente usava temas melódicos, isso antes de chegar 1980, com a chegada de Guns N’ Roses, Def Leppard e Bonn Jovi, Skid Row quatro grandes ícones da década. Eles chegaram com vocalistas galãs, guitarrista diabólico que usava cartola e até baterista que não tinha uma das mãos, porem nada disso os impediu de chega no top das paradas com suas baladas românticas.
Enquanto algumas bandas acabavam como o Led Zeppelin, outras passavam perto, como o AC/DC, outras fugiam do estilo para aderir a algo mais Pop como o Queen, e outras entravam na ondas das baladas melódicas como o Aerosmith, Whitesnake e Scorpions, lançado sucessos Is This Love (Whitesnake),Still Loving You (Scorpions)e Angel (Aerosmith)
No Brasil
1980 foi a década em que o Brasil verdadeiramente descobriu a música.Com 10 anos de atraso, chegou o Rock, onde nasceram banda como o Kid Abelha, Barão Vermelho , Ira, Camisa de Venus, Legião Urbana, Ultraje a Rigor entre outras.
Foi uma época muito importante para a música no país, pois com a abertura politica da ditadura nos primeiros anos da década e com o fim dela em 1985, os músicos agora podiam expressar-se sem medo de serem punidos pelo Governo.
Também nessa mesma ano ocorreu o que é hoje um dos maiores festivais de música do mundo: o Rock in Rio que teve sua primeira edição em 1985,onde as maiores bandas nacionais e brasileiras tocaram juntas em performances incríveis e outras nem tanto. Nesse mesmo ano começava as maratonas de shows internacionais no país a começar pelo Queen, que foi a primeira banda a se apresentar no estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi),em seguida veio o Kiss, também no Morumbi a 4 anos antes o Van Halen aterrissavam por aqui pra fazer um show no Ginásio do Ibirapuera.
O New Wave também havia chegado no Brasil e acabou na formação de artistas como Marina Lima, Rita Lee, Leo Jaime entre outros vários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário